Formatei o PC, e agora?

terça-feira, 24 de março de 2009

Saiba o que fazer assim que você formata o Windows XP com este guia prático.

Formatar um computador é obrigatório depois de muito tempo de uso. Por mais cuidado que você tenha, é praticamente impossível não formatar uma máquina ao menos uma vez por ano. No entanto, depois que o computador está "zerado", é necessário instalar inúmeros componentes. Saiba neste guia o que fazer depois que você formatou o PC.

Atenção: este guia não vai ensinar como formatar um computador. Vamos começar da primeira execução do Windows.
Para começar: o que você vai precisar?
Antes de formatar seu computador, guarde todos os arquivos que você não pode perder.  Isso inclui drivers também. Você pode salvá-los em CD, DVD, pendrive ou até mesmo em uma partição do HD. Outra dica é fazer uma lista de aplicativos e drivers que você precisa, para que você não perca tempo ao recuperar tudo.
No Baixaki você encontra vários programas que ajudam você a fazer backup dos seus arquivos. Você também encontra programas que identificam, salvam e recuperam os drivers que você tem instalado. Veja algumas opções:


Cobian Backup: o software para cópias de segurança mais baixado do site.
Dfg BackUp XP: outra ótima opção, muito versátil.
Easy File Backup: software com interface bastante simples.
DriverMax: ótima opção para você fazer cópias de todos os drivers instalados.
Driver Magician Lite: mais um programa para você não precisar se preocupar com drivers.
WinDriversBackup: software para backup de drivers.

Depois da formatação
Para deixar seu computador em ponto de bala, você precisa instalar:
Antivírus

Não perca tempo. Na primeira chance que você tiver após formatar o computador, instale o antivírus. Clique aqui para listar diversas opções no Baixaki. Elas estão ordenadas pelo número de downloads.
Drivers de componentes
Todos os periféricos que você usa precisam de um driver. Em muitos casos o Windows é capaz de reconhecer e instalar esses drivers automaticamente, mas não sempre.
Atualizações do Windows
Você vai encontrar centenas de atualizações importantes, uma vez que o Windows sempre oferece este tipo de suporte.

Primeiro passo: habilitar ou não a internet?
Isso depende de uma série de fatores. Se você tem todos os drivers e o arquivo de instalação de um antivírus em uma mídia, então não é necessário se conectar à internet por enquanto. No entanto, se você vai precisar da internet para baixar drivers e outros programas, é necessário configurar sua conexão.
Se sua conexão é a cabo, muito provavelmente o Windows vai identificá-la automaticamente. Caso contrário, tente acessar a opção "Conexões de Rede" do "Painel de Controle". Agora, se você usa uma conexão sem fio, o procedimento é um pouco mais complexo. Clique aqui para acessar nosso guia para conexões WiFi.
Lembre-se: assim que você se conectar à internet, instale um antivírus imediatamente, pois você vai se expor a muitos riscos a partir do momento em que se conecta.

Segundo passo: drivers
Os componentes que precisam de drives geralmente são:
  • Placa mãe
  • Placa de vídeo
  • Placa de áudio
  • Modem/placa de rede
  • Mouse
  • Teclado
  • Monitor
  • Impressora/Scanner
  • Webcam
  • Leitor/gravador de CD e DVD
  • Qualquer periférico que você use
Muito provavelmente, o Windows vai detectar a maioria destes componentes. Geralmente é desnecessário instalar manualmente placa mãe, placa de rede, mouse, teclado, monitor e leitor de CD/DVD. Porém, outros componentes, como placa de vídeo, placa de áudio, impressora e webcam dificilmente são detectados automaticamente.
O ideal é que você mantenha todos os drivers em uma mídia (CD, DVD, pendrive, etc). Caso contrário, é necessário acessar a página do fabricante, identificar o modelo e baixar o driver necessário.
Para conferir a situação dos seus drivers, acesse o "Painel de Controle". Em "Sistema", clique na aba “Hardware”. Clique no botão “Gerenciador de dispositivos”. Na lista exibida, atente para tudo que for indicado com uma exclamação.
Isso significa que tal componente não está com seu driver instalado. O que você pode tentar, a princípio, é dar um duplo clique sobre o componente. Em “Driver”, clique no botão “Atualizar driver”.

O Windows vai tentar instalar o driver automaticamente.

Terceiro passo: atualizações do Windows
Dê atenção especial às atualizações do Windows. Elas foram desenvolvidas e liberadas para corrigir erros no sistema e vulnerabilidades de segurança. Logo, elas são fundamentais. Muito provavelmente você será notificado na barra de sistema (a barra do relógio).
É altamente recomendável instalar tudo que estiver disponível. Mesmo que você não seja mais notificado, acesse o site da Microsoft e confira se ainda há atualizações disponíveis. Para configurar seu computador para receber atualizações automaticamente, vá até o “Painel de Controle”-“Atualizações Automáticas”.
Lá você pode determinar a frequência e o horário para baixar e instalar atualizações.
 
Para encerrar
Com antivírus instalado, Windows atualizado e drivers em dia, você está pronto para instalar os programas que utiliza e recuperar seus arquivos importantes. Uma última dica: execute um programa limpador de arquivos temporários e um utilitário para desfragmentar o disco após instalar tudo.

RafaCRF diz: Muito legal essa dica do Baixaki para a galera que trabalha com informática e para os "curiosos"!

0 comentários:

Novo Comentário

Flamengo